Co-produção atelier/33 – apresenta:

O atelier 3/3 está localizado no Porto, CCCedofeita, na loja 30. Nele se juntaram 3 dinamizadores, independentes e entusiastas, das técnicas de impressão, autoedição e edição de autor. Definimos 3 linhas de ação: abrir-se para o mundo, ser criativo, procurar expressar-se. Temos a ver contigo? Contata-nos, aparece e apresenta-nos o teu projeto. Divulgamos, expomos e vendemos livros de artista, fanzines, ilustrações, postais e cadernos, e outras publicações independentes.

EXPOSIÇÃO

- Madame Zine

- Pedro Simões

- Sofia Meira

- Cláudia Faro Santos

- Daniela Vieira

- Margarida Esteves

- Ricardo Campos

- Rui Moura

- Sara Santana

- Takk


WORKSHOPS

Pedro Simões | Livro com matrizes em goma eva 
Criação de caderno de 8 páginas em papel palha, recorrendo a moldes/carimbos pré-feitos em goma eva. Neste caso eu forneço o papel.

Pedro Simões | "A minha rua" em linóleo gravura
Criação de postais 15x20 "a minha rua" na técnica de gravura-linóleo, recorrendo a matrizes já feitas de secções de fachadas de prédios antigos, que podem ser combinados em diferentes composições, a uma cor. Neste caso seria bom ter papel de gramagem superior a 150g.

workshop-pe-de-mosca-5 workshop-pe-de-mosca-6 workshop-pe-de-mosca-8

Pedro Simões, membro da Cooperativa Pé de Mosca, propõe criar projectos singulares e revestidos de uma forte dimensão social e pública, onde se privilegia o desenvolvimento de objectos de Design inclusivos e participativos, a colaboração com criadores de outras áreas de actuação e uma relação estreita entre o lado material e imaterial do Design.

pedro-simoes-oficina-1 pedro-simoes-oficina-2

José Rosinhas | “EU PALAVRA - EU LIVRO”

Os livros de artista são, como qualquer outro medium, um meio para o artista transmitir as suas ideias sobre a realidade que o rodeia ao observador/público. Assim, através dos “Livros de Artista”, da criação plástica e da imaginação, vamos criar um trabalho que reflicta o pensamento crítico sobre um tema que seja pertinente para os participantes.

1_sessao_of_livros_viajantes 2_sessao_of_livros_viajantes_2

José Rosinhas é licenciado em Artes Plásticas – Pintura, FBAUP. Como artista plástico, participou em várias exposições colectivas e individuais, e está representado em colecções nacionais e no estrangeiro, Diretor Artístico da galeria "José Rosinhas Art Gallery Wall" | Curador.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Madame Zine | Recorta e Cola

Vamos dar vida aos papéis usados, de revistas e outros materiais, fazendo recortes com várias dimensões, contrastes e formas interessantes. Juntamos olhares, cruzamos ideias, cores e texturas. Também será preparada a possibilidade de com algumas das colagens montarmos um fanzine e/ou um postal.

workshop-madame-zine-4-dez-15h-7 workshop-madame-zine-4-dez-15h-4 workshop-madame-zine-4-dez-15h-1

A Madame Zine é um semi-heterónimo de múltiplas auto-edições, publicações e noticias do meu mundo sendo seu – por mão própria e mãos impróprias, vadia, sem registo de enciclopédia, colando avulso anotações e imagens, fotografias, poesia nómada e a ambição de ser muitos livros, livreira e livre!

long-distance-calling-2long-distance-calling-1

Madame Zine e Cláudia Faro Santos | Zines à prensa! 

Criação de mini-fanzines em papel de aguarela, apartir de desenho livre, com fabrico de cola artesanal e colagem, no final a matéria é prensada no papel e o resultado é imprevisível. 1, 2, 3 Surpresa!
op madamezine-em-gravura-2013-21_workhop_lonoleo
Cláudia Faro Santos desempenha diversas funções, da realização ao design de comunicação. A par disso, desenvolve pequenos projectos a nível pessoal. Interessam-lhe as dicotomias e os antagonismos, a contemplação e a multiplicidade de interpretações. Interessa-lhe o humano, a consciência e a emoção; os microcosmos pessoais. Porque não acredita em verdades absolutas, gosta de cruzar técnicas e pontos de vista e também por isso gosta de experimentar, de aprender e de se superar e surpreender todos os dias.

ANIMAÇÃO

conversa1 conversa2

Conversa -  "Help me please!", com Marcos Farrajota - Chili Com Carne, Madame Zine - ZineFestPt, João Pedro Azul - Flanzine, André Pereira - Clube do Inferno... e outros

"não percebo o que está acontecer, vamos lá tentar descobrir o que se passa"...

o que é isto de edição independente, de publicação de autor, de edição alternativa? que tipo de projetos que existem nestas áreas e qual o meio em que se desenvolvem, que repercussões têm ou não têm, e etc. e tal?

Sobre a edição de trabalhos colectivos versus as publicações monográficas na produção contemporânea.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s