zinefestpt 2015 | seleção fanzines | exposição da Fanzineteca de Coimbra

– tema: ilustração, design, fotografia

da coleção da Uzine Fanzine, Fanzineteca de Coimbra:

1a 1b
1c 1d
Animais

 Editor:  Imprensa Canalha – José Feitor
 Conteúdo: Ilustração e texto
 Formato: A5 (32 pág.) – 100 exemplares numerados - 
 Capa A: linogravada (3 cores) sobre cartolina amarela de 200 g {limitada  
 aos primeiros 34 exemplares} Capa B: Impressão laser sobre papel Canson  
 creme 200 g, com autocolante de 32 mm Miolo: Impressão a laser [Epson  
 Aculaser] em papel de 90 g. Bónus: Cada volume contém um postal carimbado 
 e um cromo de um animal, com a respectiva descrição.
 Data da edição: 2007
 Local: Portugal 

Este zine abre com um texto relativamente conhecido de Darwin e uma sua paralela adaptação à banda desenhada (uma prancha de seis vinhetas). As restantes páginas são ocupadas por uma pequena colecção de textos de várias proveniências, de natureza sociológica, psicológica, biológica, ou os cruzamentos possíveis dessas disciplinas, tendo o homem – o macaco nu, apetece dizer, como Desmond Morris – como objecto de observação, e desenhos que não se instituindo como ilustrações directas dessas mesmas citações, estabelecem com as mesmas vários tipos de alianças (ou tidos uns e outras como dois “todos parciais”, no seio do livro alcançando um significado ulterior”). Os desenhos em si têm vários graus de natureza, quer em termos de representação (verificando-se ou não a antropomorfização das criaturas, o estabelecimento de relações entre personagens, etc.) quer em termos de estilo gráfico (colagens, desenhos a contornos grossos ou finos, grandes manchas de negro ou linhas ténues, preto-e-branco ou a incursão por uma segunda cor).
2a 2b 2c
Cortex

 Editor: Flávio Grão
 Conteúdo: Ilustração
 Formato: A5 (p/b)
 Data da edição: 2012
 Local: Brasil

Depois do fanzine Manufatura, Flávio Grão volta com mais um fanzine interessantissimo. Cortex apresenta-nos uma proposta identica ao fanzine anterior, só que desta vez o autor decidiu utilizar a técnica da colagem para contar a história de um personagem que se assemelha com um cérebro, tendo como cenários imagens clássicas de cidades e de situações. Flávio Grão é um fanzinista activo na cena do ABC (São Paulo) já com um bom currículum no mundo dos fanzines brasileiros. Um nome a reter e a conhecer obrigatoriamente.

3a 3b

Amamos en colores

 Editor: Mario Mensa Rosero
 Conteúdo: Ilustração
 Formato: A5 (12 pág. p/b )
 Data da edição: 2010
 Local: Chile

Mensa é um ilustrador chileno. Amamos en colores é um fanzine compilatório com algumas ilustrações feitas durante o ano de 2010.

4a 4b

Escada Rolante #1

 Editor: La Escada
 Conteúdo: Ilustração e Banda Desenhada
 Formato: A5 (8 pág)
 Data da edição: 2012
 Local: Brasil

La Escada é um núcleo de São Paulo (Brasil) de criação em artes visuais. É um espaço para experimentar e desenvolver projectos artísticos voltados para a esfera pública, intensificando o questionamento e o impacto que a arte produz. Um desses projectos é este fanzine bastante peculiar. 8 páginas apenas com colagens de banda desenhada, uma escada e oferta de um postal.

5a 5b

Priv@do 1999

 Editores: Sal
 Conteúdo: Ilustração e Textos
 Formato: A5 (24 páginas)
 Data da edição: Abril 1999
 Local: Portugal

No final do século XX, também por Coimbra apareceram alguns fanzines. Um deles foi o Priv@do 1999 da autoria de Sal. O fanzine continha ilustrações/fotografia e alguns escritos literários em forma de poesia e prosa. Em tons de azul se fez este fanzine.

6a 6b 6c

SPATA

 Editor: These Are A Few Of Our Favorite Things
 Conteúdo: Fotografia
 Formato: A5 (34 pág. cor)
 Data de edição: 2015
 Local: Grécia

A 20km da capital grega fica Spata, pequena cidade que acolhe o Aeroporto Internacional de Atenas ("Eleftherios Venizelos"). O fanzine SPATA da autoria do colectivo These Are A Few Of Our Favorite Things documenta fotograficamente a justaposição ao longo dos últimos anos da mudança que aquela área sofreu desde a construção do aeroporto e de como tudo isto afectou o dia-a-dia daquela zona de Spata. Um fanzine com bastante qualidade gráfica e recomendado para quem gosta de fotografia e de urbanismo.

7a 7b

3 ou 31

 Editor: Eduardo Pécurto
 Conteúdo: Ilustração
 Formato: A5 (6 pág. p/b)
 Data da edição: 2013
 Local: Portugal

Sem qualquer identificação ou palavras este fanzine reúne mais um conjunto de interessantes ilustrações feitas pelo Eduardo Pécurto, o mais activo fanzinista da minha cidade (pelo menos que tenha conhecimento). 3 ou 31 é a única informação que podemos presumir que seja o título deste fanzine, isto porque é o único grafismo que se vê na capa (feita em cortiça) e em toda a publicação.

8a 8b

2009x2012

 Editor: Daniel Hogrefe
 Conteúdo: Ilustração
 Formato: A5 (20 pág.)
 Data da edição: 2012
 Local: Brasil

Para passar o tempo Daniel Hogrefe, um ilustrador e designer gráfico que vive em Sampa gosta de desenhar. O resultado é este fanzine que reúne desenhos e ilustrações bastante interessantes e de qualidade produzidas entre os anos de 2009 e 2012. Para quem não conhece o trabalho de Hogrefe, este fanzine é uma óptima oportunidade para ter o primeiro contacto com universo a preto e branco e distópico deste artista. Um nome para ficar debaixo de olho!!! 2009x2012 é a quarta produção do colectivo/editora TralhaLab numa edição de apenas 20 exemplares.

9a 9b

Bitches Love Pink

 Editor: O Panda Gordo
 Conteúdo: Ilustração
 Formato: A4 (p/b e cor-de-rosa)
 Data da edição: 2011
 Local: Portugal

Bitches Love Pink é um fanzine e o resultado de exercícios de ilustração de diferentes objectos, animais e conceitos criado por Artur Escarlate, Hey Mikel e Anoik, numa colaboração apoiada pelo Panda Gordo.

10a10b

Tracata Tracata Tracata

 Editor: Clube dos Tipos
 Conteúdo: Fotografia e Ilustração
 Formato: A5 (24 pág. capa cor)
 Data de edição: 2014
 Local: Portugal

Tracata Tracata Tracata é o resultado do safari fotográfico em busca de tipos pela alta e baixa da cidade de Coimbra, a convite da dupla Clube dos Tipos (Joana Monteiro e Paul Hardman). Pelos vários percursos estes tipos foram decalcados, desenhados e fotografados desde o período Romano até aos nossos dias e depois montados neste excelente fanzine. Almost only for typeface lovers.
11a11b
Fitacola & Co. #01

 Editor: Fitacola
 Conteúdo: Ilustração/Colagens
 Formato: A5 (22 pág. cor)
 Data da edição: 2011
 Local: Portugal

Fitacola & Co. #01 é um fanzine colaborativo onde a colagem é rainha. Carlos Quitério e Graça Santos convidam alguns artistas da nossa praça para colaborarem neste projecto que pretende focar-se nas mais variadas formas criativas (fotografia, tipografia, desenho) utilizando a colagem quer seja ela manual ou digital como mote. Além dos próprios editores: Benedita Feijó, João Pombeiro, Paulo Barros e Zé Burnay fazem parte deste fanzine fantástico fanzine totalmente colorido e de uma impressão de fazer inveja. Como curiosidade este fanzine foi lançado em Amsterdão na Galeria Atelier Open em conjunto com uma exposição.
OS TEXTOS CONSTANTES DESTE ARTIGO FORAM QUASE TODOS RETIRADOS DO BLOG DA UZINE FANZINE, FANZINETECA DE COIMBRA
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s